sábado, 15 de fevereiro de 2014

Medusa _ Escultura em Terracota



Obra  de Ney Sayão - Terracota 47 x 32 


No mito, Medusa é descrita com a cabeça cheia de serpentes e sua história diz que ela foi uma mulher deslumbrante, que todos os homens da Grécia queriam possuir e todas as mulheres a invejavam. 

Medusa não podia se casar porque era sacerdotisa de Atena deusa da guerra e suas servas estavam além dos desejos masculinos, por isso deveriam permanecer virgens, entretanto Poseidon, enlouquecido pelo desejo, violentou a sacerdotisa dentro do templo de Atena. Que ao saber voltou sua ira contra Medusa por achar que ela profanou seu templo e jogou uma maldição sobre a sacerdotisa que de bela se torna um monstro.


No mito, Medusa se tornou uma criatura chamada gorgona. A mudança em sua aparência foi só o início do castigo, pois seu olhar passou a petrificar as pessoas, além de torná-la alvo para os guerreiros, já que Atena ofereceu ao guerreiro que trouxesse a cabeça de medusa maior arma de uma batalha. 

Transformando as serpentes da cabeça de Medusa em falos, o autor consegue trazer para o exterior de Medusa o seu mostro interior, criando uma imagem impactante sobre o medo. Já que a violência de Poseidon e a incompreensão de Atena a impediram durante toda a vida de olhar no espelho e não ser alvo de sua própria imagem.

Medusa, assim como muitas mulheres foi a vitima que tornou-se vilã pela incompreensão daqueles que muitas vezes esperamos nos proteger. 

A medusa impactante de Ney Sayão é uma forma de protesto contra a violência sexual perante as mulheres. 
Aquilo que nos fere fica de tal forma em nossa cabeça que se torna dono dos nossos pensamentos e nos transforma em monstros incompreendidos. 
Texto: 
Keyla Magalhães e Ney Sayão.

8 comentários:

  1. Amei a obra e principalmente por se tratar de um protesto a violência sexual contra a mulher, apenas a mulher vítima de tal violência sabe de que forme é afetada e o autor foi feliz em conseguir transmitir esses sentimentos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho e reconhecimento de minha obra Bessy Janes!!!

      Excluir
    2. Cara, saiba que vc ganhou mais um admirador, oque foi isso não tenho nem palavras pra descrever.

      Excluir
    3. Cara, saiba que vc ganhou mais um admirador, oque foi isso não tenho nem palavras pra descrever.

      Excluir
    4. Cara, saiba que vc ganhou mais um admirador, oque foi isso não tenho nem palavras pra descrever.

      Excluir
    5. Muito obrigado pela sua admiração Ramon Costa!

      Excluir
    6. Muito obrigado pela sua admiração Ramon Costa!

      Excluir
  2. Eu vi essa obra alguns anos atrás em uma rede social, e então hoje eu fui ouvir a música Medusa da Tarja Turunen, e me lembrei dessa arte, porque é simplesmente impactante e eu nunca esqueci dela desde que a vi.
    É uma imagem muito contundente e nos chama a uma reflexão imediata. A violência e todo tipo de vilania contra as mulheres não vem de de décadas, vem de milênios! A hora da reflexão é agora.
    Ótima arte e expressão, realmente impactante.


    ResponderExcluir